sábado, 23 de novembro de 2013

Novembro Dourado

        No dia 23 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil e, para celebrar a data, o Instituto do Câncer Infantil do RS (ICI-RS) está promovendo a campanha Novembro Dourado. A proposta é a entidade é sensibilizar a sociedade para a causa do combate ao câncer em crianças e adolescentes.
      Para marcar a data, algumas instituições, como o Palácio do Planalto em Brasília, ganharão iluminação de cor amarelo dourado. Outra forma de aderir a campanha é usando um lenço dourado, que está sendo distribuído pelo ICI.
     Além disso, a entidade está promovendo, a partir desta quinta-feira, no 2º andar do Shopping Bourbon Wallig, a exposição fotográfica "Novembro Dourado: Histórias de Superação", que apresenta a história de 16 ex-pacientes assistidos pelo ICI que superaram a doença. Também está prevista a 13ª Corrida e Caminhada.
     Em tempo, a Turma da Mônica, Garfield e outros personagens ficam carequinhas em campanha contra câncer infantil. A ação faz parte de uma campanha contra o câncer infantil organizada pelo GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer e o objetivo do projeto é ajudar a resgatar a autoestima das crianças com câncer e conscientizar sobre o preconceito que existe com quem enfrenta o tratamento. 

      Institutos como o GRAACC já alcançam taxas animadoras de mais de 70% de cura. 
 
     Assista o vídeo da campanha: 

          
Confira os principais sintomas da doença:
  1. Se seu filho reclama de dores frequentes na barriga, fique atento! A massa abdominal é uma frequente apresentação de câncer infantil. Sempre que puder, apalpe a barriguinha do seu filho.
  2. A leucemia é o tipo de câncer mais comum em crianças. Fique atento a sinais de palidez repentina e manchas roxas no corpo.
  3. O aumento no volume dos gânglios, as chamadas ínguas, febre frequente sem causa aparente ou perda de peso progressiva é um sinal precoce do câncer infantojuvenil.
  4. O tumor ocular atinge crianças e você pode diagnosticar precocemente. Uma mancha na pupila do olho, o chamado reflexo de olho de gato, é o sinal de alerta.
  5. Tumores do sistema central são um tipo comum do câncer infantojuvenil. Fique atento a sintomas como náuseas, vômitos, dores de cabeça fortes, alterações no andar, na fala e na visão.
  6. Câncer Ósseo é raro em crianças, mas comum entre adolescentes. Se seu filho reclama de dores nos ossos que não estejam relacionados a fraturas, pancadas ou quedas procure um médico.
  7. Tumores em qualquer parte do corpo sugerem um tipo de câncer em crianças e adolescentes. Fique alerta a tumores na cabeça, pescoço, pernas e braços.
Fontes: http://www.rfcc.com.br/noticias/novembro-dourado e http://vejasp.abril.com.br/blogs/pop/2013/11/22/turma-da-monica-garfield-e-outros-personagens-ficam-carequinhas-em-campanha-contra-cancer-infantil/




Nenhum comentário:

Postar um comentário