quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O Significado das Crenças Religiosas para a Saúde


No texto O SIGNIFICADO DAS CRENÇAS RELIGIOSAS PARA UM GRUPO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS EM REABILITAÇÃO, de Verônica Vrban Aquino e Márcia Maria Fontão Zago, o câncer é definido como uma doença que invade o corpo, incurável e misteriosa, que gera sofrimento e perdas. Embora os progressos em diagnósticos e as terapias tenham ajudado a ampliar a sobrevivência dos pacientes, o simbolismo da doença persiste.

A experiência do câncer é um processo que desafia o indivíduo enquanto ele busca por algo com o que possa enfrentar esses desafios. A religião é vista aqui como uma estratégia para lidar com a doença e com suas implicações terapêuticas. Em um estudo realizado pelo Grupo de Assistência à Reabilitação do Laringectomizado (GARPO), com 6 pacientes entre 51 e 72 anos, foram coletados, por meio de observações e entrevistas semi-estruturadas orientadas pela questão: Como a fé religiosa ajuda a lidar com a sua condição? O resultado das pesquisas, em resumo, emprega o significado da religião como estratégia de enfrentamento para a sobrevivência do paciente oncológico.

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v15n1/pt_v15n1a07.pdf

Com base no texto acima, gostaríamos de propor que você assista a este vídeo e amplie sua visão sobre doenças como o câncer e como lidar com elas:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=VGaMOAoTA1E


Por favor, nos dê sua opinião sobre este assunto ou nos conte alguma experiência pessoal relacionada à saúde e fé nos comentários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário